São mais de 10 mil peças, especialmente de madeira e pintadas a mão, que nascem na marcenaria, depois vão para a lixa, seguem para a selagem, finalmente são pintadas, levam um banho de verniz e estão prontas! Nas barras abaixo, veja uma mostra de como tudo é feito e alguns resultados. Use a barra de rolagem. Clique em uma foto para ampliar e, depois, no i para ver a legenda.
A maior feira de arte de Natal do Brasil estará aberta de 4 a 7 de dezembro, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, começando sempre às 10 horas. São 38 anos de tradição, iniciada com um bazar singelo, que cabia em pequenas instalações. Hoje, a feira promovida pela Casa Espírita Recanto de Maria – Rema – ocupa uma área de cerca de 1.500 metros quadrados.
O Bazar do Rema tem 12 seções, com ofertas variadas, além do restaurante, já tradicional na cidade, e da lanchonete, aberta durante todo o evento. A feira começará às 10 horas do dia 4 e terminará no dia 7, às 20 horas.
Nas 12 seções do Bazar do Rema estão os presentes de Natal que atendem a todas as exigências do público. Bonitos, úteis, especiais e variados. A seção do Natal é a maior de todas, com peças e enfeites originais e de extremo bom gosto.
Na seção Infantil pode ser encontrada, por exemplo, uma cozinha completa, com os móveis em madeira, (geladeira, fogão, armário…) para o tamanho da criança. A seção de Decoração tem móveis e peças especiais feitos no Rema. Na Baby tem muita novidade para o enxoval do bebê, bordados delicados e roupinhas.
Toalhas de mesa e peças bordadas para a casa são encontradas na seção do Crochê. Tem também o Cantinho do Lar, com utensílios super criativos e úteis para a casa, e o Cantinho da Etiennette, uma casa de doce aconchegante, sortida e deliciosa.
Tem, ainda, uma galeria de arte; uma seção de Bijuteria, com muitos lançamentos; uma Garage Sale, que mais parece loja de produtos novos; um Brechó, com artigos variados para homens, mulheres e crianças; e um Sebo, com livros ainda encontrados nas vitrines das livrarias da cidade.
O Bazar, que já integra o calendário de eventos da cidade, é feito pelos frequentadores da Casa Espírita Recanto de Maria – Rema. Durante o ano inteiro, todos trabalham produzindo e adquirindo o material necessário para a confecção das peças que são oferecidas ao público, grande parte delas em madeira, pintadas a mão e só encontradas nesta feira. Eles não recebem qualquer remuneração, ou lucro pessoal.
O Bazar natalino é a única fonte de recurso do Rema. A Casa não cobra mensalidade, não faz sorteios, nem recebe subvenção do governo. Apenas convida quem quiser, para trabalhar.
Nos primeiros meses do ano, somente aos domingos, cerca de 100 pessoas, com idade que vai de oito a mais de 80 anos, trabalham na produção das peças. Mas, quando vai chegando perto do Bazar, essa turma se reúne todos os dias. Durante a semana, à noite, porque a maioria trabalha. Sábado e domingo, o dia inteiro.
Essas mesmas pessoas fazem a comida do restaurante, catalogam os produtos, põem preço, empacotam as peças, carregam e descarregam os 10 caminhões que levam tudo para o Centro de Convenções, montam as seções, atendem o público, servem as mesas no restaurante e lanchonete, lavam os pratos. E fazem tudo de volta, quando o bazar acaba, no domingo, trabalho que vai até a madrugada da segunda-feira.